Hora do consumidor dizer não ao plástico
Na avaliação do relatório Leather Pipeline, este é um momento para os consumidores serem convencidos a não mais comprar produtos de plástico. Observa que se eles não estiverem mais interessados nesses itens “sem forma, não sustentáveis, comprados e descartados”, eles poderão ver as peles como um recurso natural, cuja oferta depende do consumo de carne, ao invés da demanda por produtos de couro. E que, se não fosse assim, esta matéria-prima seria destruída ou enterrada com custos significativos.
O relatório também explica que é surpreendente como poucas pessoas pensam sobre as consequências ambientais de comprar tênis baratos, com uma vida útil curta. Ao mesmo tempo, muitos consumidores se queixam de não ter muita escolha quando se trata de comprar sapatos, pois eles são todos iguais, embora possam ser marcados com um nome diferente. É interessante que, quando a discussão chega aos artigos de couro e bolsas, o couro repentinamente se torna muito importante. Assinala ainda que as pessoas também podem ser relembradas do par de sapatos que possuíam, que eram tão confortáveis, melhoraram com a idade e duraram muito tempo, diz o relatório, incitando a indústria do couro a empregar essa tática em vez de sempre se concentrar em uma estratégia defensiva.